Memorial da Classe Operária – UGT é sede da Associação, um patrimônio histórico.

A União Geral dos Trabalhadores, localizada à Rua José Bonifácio n° 59 no Centro de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, fundada na metade da década de 20, precisamente em 06 de Maio de 1925, tinha como objetivo principal a assistência social aos trabalhadores e a luta pelos seus direitos econômicos. Resultado da mais expressiva organização sindical em Ribeirão Preto na primeira metade do século XX, a UGT era composta, principalmente, por trabalhadores anarco sindicalistas, comunistas e socialistas e mobilizou trabalhadores nas várias lutas que a nação brasileira empreendeu como: o fim da ditadura Vargas, O Petróleo é Nosso, a Reforma Agrária, a luta pela Paz, a organização de sindicatos, os movimentos sociais contra a carestia e tantas outras. Uniu, organizou e conscientizou os trabalhadores locais e da região, resistiu a um longo período de vigilância exercida pelos órgãos repressivos do Estado brasileiro, mas a partir do golpe militar de 1964 a UGT deixou de ser o centro de reflexão dos trabalhadores, dos estudantes e outros segmentos sociais e passou a ser um centro de diversão.

Em 2004, através da mobilização da Associação, o prédio da antiga UGT foi tombado como patrimônio histórico e por intercessão do Ministério Público do Estado de São Paulo a iniciativa privada adquiriu, restaurou e doou à Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil para que ali fosse implantado o Memorial da Classe Operária – UGT, isso significa resgatar a sua importância histórica.

O objetivo é constituir um acervo e disponibilizar para comunidade através de exposições e palestras oferecendo elementos para a verificação das contribuições dos trabalhadores para o progresso de setores sociais, notadamente aqueles que devido ao lugar que ocupam na escala produtiva, não possuíam e até hoje não possuem, instrumentos de organização para empreender ações políticas que garantam direitos elementares ao cidadão. Esse acervo constituir-se-á de textos, fotos, imagens, livros, entrevistas orais gravadas, matérias de jornais da época, sentenças judiciais, depoimentos resultantes de inquéritos policiais e administrativos, cartas, panfletos e documentos pessoais.

A Associação disponibiliza o espaço para realização de eventos culturais, reuniões, assembléias, cursos e palestras tendo instalações adequadas.

Parceiros
O Memorial é sede também da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT que foi criada para dividir a responsabilidade de implantação do Memorial e que atualmente é um Pontão de Cultura .

Seja parceiro do Memorial
Se você tem algum documento ou imagem da antiga União Geral dos Trabalhadores entre em contato conosco pelo e-mail contato@paubrasil.org.br

 


Nome

E-mail

 
 
 
 
Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil | desde 1988| Rua José Bonifácio nº 59 | Centro | Ribeirão Preto | SP